EXERCÍCIOS: FUNDAMENTAL II

Sistema Monetário Brasileiro

Quando compramos ou vendemos alguma coisa, usamos dinheiro.Todo país tem o seu dinheiro.




O nosso dinheiro é o real.
O símbolo do real é R$.
1 real equivale a 100 centavos.
O nosso dinheiro pode ser encontrado em moedas e cédulas (notas).


1) Represente e escreva ao lado as quantias:


a) + + = R$ 106,00

cento e seis reais

b) + + + + =

____________________ 


c) + + + =

____________________

d) + + + =

____________________



2) Escreva por extenso as quantias:

a) R$ 63,00 : _______________________

b) R$ 48,00: _______________________

c) R$ 50,00: _______________________

d) R$ 361,00: ______________________

e) R$ 195,00: ______________________

f) R$ 10,00: _______________________


Sólidos geométricos (3ª série)

As figuras abaixo são sólidos geométricos: o cubo, o cilindro, o cone, a esfera, a pirâmide e o paralelepípedo.




Os sólidos que tem superfície curva são chamados de corpos redondos.Os sólidos que tem superfície plana são chamados de poliedros.


Exercício:

1) Com qual sólido geométrico se parece?



a) se parece com:.................................................



b) se parece com:................................................



c) se parece com:..................................................



d) se parece com:.................................................



e) se parece com:..................................................



f) se parece com:.....................................................




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Encontre o oposto (a partir da 6ª série)



Objetivo:

Despertar no aluno a importância dos números inteiros, em especial os números opostos pela sua característica de que quando somados resultam em zero.

Material:

- 40 fichas com os números inteiros de -20 a -1 e de 1 a 20.


Procedimento:

O jogo é disputado em duas duplas.
Posicione as 40 fichas viradas para baixo sobre uma classe.
Os alunos decidem quem começa através de par ou ímpar.
O jogador vira duas cartas. Se os números forem opostos ele ganha o par e tem direito a mais uma jogada, caso contrário ele vira as cartas novamente para baixo e passa a vez para o outro jogador.
Ao terminarem as cartas na mesa, o vencedor é o jogador que tem mais pares de números opostos.

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